Junta de Freguesia de Alcobertas Junta de Freguesia de Alcobertas

Trilhos

Caminhada Trail 2022

Caminhada Trail 2022

Com cerca de 8Km, este percurso circular tem alguma dificuldade (250m de ganho e perda de elevação). Inicia e termina no Pavilhão Susana Feitor, pelo que é o local ideal para deixar o carro e iniciar a caminhada.

O percurso passa pela Portela de Teira e Chãos tendo menos de 1Km em pavimento asfaltado. 

Não estando o caminho marcado, o ficheiro em formato kmz pode ser descarregado no link acima.

Caminhada Trail 2023

Caminhada Trail 2023

Com cerca de 10Km, este percurso circular tem alguma dificuldade (350m de ganho e perda de elevação). Inicia e termina no Pavilhão Susana Feitor, pelo que é o local ideal para deixar o carro e iniciar a caminhada.

O percurso segue em direção a Sourões à meia encosta e passa pelo icónico Baloiço dos Montanelas. Não chegando a entrar em Casais Monizes desce pelo belo trilho da Pena da Andorinha.

Não estando o caminho marcado, o ficheiro em formato kmz pode ser descarregado no link acima.


CASTRO S. MARTINHO - KM0

CASTRO S. MARTINHO - KM0

Percurso circular com início e fim na Cooperativa Terra Chã, Alcobertas. Tipo de piso misto, 16,3 km predominantemente em terra batida, trilhos e caminhos serranos. Percurso com muitos pontos de interesse dos quais destacamos a Cooperativa Terra Chã que é um projeto comunitário com vários polos de intervenção. O Castro de São Martinho que foi um antigo povoado fortificado fundado na idade do cobre e abandonado no período da romanização.

O marco geodésico da Pena onde podemos desfrutar de uma bela e abrangente paisagem da Serra dos Candeeiros. Por fim, outro ponto de grande interesse geológico são as disjunções colunares que se formaram numa antiga bolsa magmática.


No anexo pode descarregar o ficheiro KMZ

ENTRE ALDEIAS SERRANAS - KM0

ENTRE ALDEIAS SERRANAS - KM0

Percurso circular com início e fim na Cooperativa Terra Chã, Alcobertas. Tipo de piso misto, 10,6 km predominantemente em terra batida, trilhos e caminhos serranos. Começamos junto à Cooperativa Terra Chã que é um projeto comunitário com vários polos de intervenção, onde se incluí um rebanho comunitário de cabras "sapadoras". Descendo pelo vale encontramos o Olho d'Água onde visitamos a nascente da Ribeira de Alcobertas. Subindo em direção a Casais Monizes podemos observar a Penha da Andorinha. Nesta aldeia encontramos ruínas de alguns moinhos e cantarias trabalhadas. Nesta zona também encontramos vários muros de pedra seca que delimitam propriedades e definem caminhos. De seguida passamos pelo geossítio do espelho de falha de Vale de Barco, antiga pedreira de calcite.
De volta a Chãos, podemos ainda encontrar uma pegada de dinossauro e uma antiga eira recuperada.

No anexo pode descarregar o ficheiro KMZ
POTES MOUROS - KM0

POTES MOUROS - KM0

Percurso circular com início e fim no Parque do Porto do Rio, Alcobertas. Tipo de piso misto, 4,65 km entre terra batida e alcatrão. Percurso bastante acessível que nos leva a conhecer o rico património de Alcobertas. Começamos no Parque do Porto do Rio. Espaço inaugurado em 2016, é um local agradável, atravessado pela Ribeira de Alcobertas. De seguida vamos em direção ao Olho d'Água, onde podemos observar a nascente da Ribeira de Alcobertas. Ao subirmos para uma encosta, podemos avistar grande parte da vila, e ao descermos temos oportunidade de observar o Forno Medieval, um forno comunitário que há séculos atrás era utilizado para cozedura de cerâmica. Mais à frente encontramos os Potes Mouros. Neste local observamos silos que eram utilizados como armazenamento e conservação de bens alimentares no subsolo. O percurso continua numa encosta onde podemos avistar a Serra dos Candeeiros e quase a terminar, podemos visitar o Dólmen e Igreja de Santa Maria Madalena, obra única em Portugal, pois do dólmen nasceu a atual igreja matriz datada do séc. XV.

No anexo pode descarregar o ficheiro KMZ

SOURÕES - KM0

SOURÕES - KM0

Percurso circular com início e fim no Parque do Porto do Rio, Alcobertas. Tipo de piso misto, 6.94 km predominantemente em terra batida. 

Começamos o percurso em direção à aldeia de Alqueidão onde podemos observar alguma cantarias interessantes com particular destaque para um portal manuelino. Seguimos por caminhos rurais até ao parque de merendas Fonte do Lavadouro. Chegando a Sourões passamos pela sede da associação local, e nesta aldeia podemos observar algumas chaminés redondas que nos remetem à arquitetura árabe e únicas no nosso concelho. Mais à frente encontramos a Capela de Santo Amaro, contruída em 1590 e reedificada em 1912. À saída de Sourões, encontramos um cruzeiro evocativo de uma trágica perda. Por fim continuamos por caminhos rurais onde podemos observar a Serra do Candeeiros.

No anexo pode descarregar o ficheiro KMZ

© 2025 Junta de Freguesia de Alcobertas. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia